terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Trancoso: um lugar com hospedagens do jeitinho que eu gosto e a inauguração do Uxua Casa Hotel




Trancoso foi redescoberto pelos hippies nos anos 70 e hoje é um dos destinos turísticos mais Requisitados da Bahia. Com o tempo, o pequeno vilarejo que fica há aproximadamente 60 km de Porto Seguro, com praias deslumbrantes eo inesquecível cenário do Quadrado perderam seu anonimato, para se Tornar um modelo clássico de vila charmosa, onde o rústico eo simples convivem harmoniosamente com o requinte ea sofisticação.


Fotos: http://www.etniabrasil.com.br/

Foto: http://www.hoteldapraça.com.br/



A cidade se localiza no sul da Bahia, no município de Porto Seguro, e faz parte de um trio de pequenas vilas, às Quais pertencem também o Espelho do Coruipe e Caraivas. As águas verdinhas são do mar e os coqueiros emoldurar um Ajudam Juntamente com o cenário de falésias coloridas típicas da região.

Trancoso é o charme das casas pequeninas multicoloridas e do Quadrado, que me lembram uma Cidade Histórica de Porto Seguro. Antigamente, essa região era somente um conjunto de casas dos dois lados de um gramado com uma igreja e vista para o mar. Hoje é uma praça de Trancoso, tão famosa quanto as belas praias, onde se pode encontrar artesanato, restaurantes, boutiques boas eo aconchego das redes penduradas nas Amendoeiras com as velinhas que iluminam uma região ao entardecer, já que o local Não possui iluminação pública.


http://www.travelblog.org/Photos/281758.html


Trancoso Possui cerca de 14 km de praias que se estendem até se unirem com Arraial d'Ajuda ea maneira mais agradável de conhecê-las é caminhando.

Entre um mergulho e outro sem mar de águas verdes, com seus olhos descansam uma vegetação de coqueirais e falésias lindas como.

Tive o privilégio de visitar Trancoso pela primeira vez em 1993 e naquela época, uma cidade ainda era um pequeno paraíso meio desconhecido sem muitas opções de hospedagens e restaurantes. Hoje, com certeza, muita coisa mudou eo que não faltam, opções são belas.

Ao escolher Trancoso como sua próxima viagem, você DEVE Decidir se quer se hospedar ou não quadrado na praia. Seja qual for sua opção, você terá que usar o carro para conhecer as praias mais ou jantar longes quadrado não. Escolha difícil essa hein? Se me perguntassem qual há 3 anos atrás minha preferência, eu diria que era de me hospedar na praia, mas hoje, na minha opinião, estão as melhores opções de hospedagem no Quadrado Histórico e São inauguradas as casinhas do recém Uxua Casa e como Hotel do Jacaré do Brasil. E isso interfere na minha decisão consideravelmente.


Algumas das hospedagens mais charmosas da cidade são:


A Pousada Estrela d Água, O grupo é pra lá de especial fazendo parte do Seleto Relais Châteaux Cadeia de hotéis que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo, e que promove uma perfeita sintonia dos 5 "Cs (charme, caráter, calma, caráter e cozinha).


Também é membro do Roteiro de Charme e Conde Nast Johansens. Nem precisa falar mais nada né?


Está localizada na Praia dos Nativos, há 800 m da cidade, são 20 suítes duplas, sendo 8 suítes ou bangalôs mestres, com 50 ou 120m ², sendo todas as camas king size com roupas de cama Trussardi 500 fios, e os travesseiros de pena de ganso. Todas Possuem ar condicionado, cofre, TV, DVD, frigobar e varanda com rede. Algumas tem piscina privativa, hidro spa, jacuzzi ou um duplex frente ao mar, com home theater e TV LCD.

Na área externa, são duas piscinas, jacuzzi, sala de ginástica, sala de tv a cabo, de estar, redário internet de jogos, e com o convênio exclusivo Terravista Golf Club. Além de um bar na praia com deliciosas caipiroska e petiscos gostosos.


http://www.estreladagua.com.br/






Fotos: site da pousada

Foto: www.southamericanescapes.com/blog/

Jacaré do Brasil: É um complexo de cinco casinhas conjulgadas, pintadas com portas azuis, de frente para o Quadrado, com vista para o mar. Lindas, lindas e foram inauguradas em 2007. A melhor delas é a de n 5, com vista  melhor.

Cada casa tem mini-cozinha, onde uma empregada prepara o café-da-manhã dos hóspedes de acordo com o gosto de cada um. Que delícia! O único incoveniente é que você tem que esperar para tomar o café.



Fotos: msn.onne.com.br


A Pousada El Gordo é mais um pouco simples, mas interessante Possui opção de apartamento com vista para o mar. Localiza-se no centro histórico do vilarejo, é Constituída por um restaurante, bar e piscina 8 quartos (3 com vista para o centro de Trancoso, a 2 com vista para a piscina, 3 com vista para o mar).


Fotos: http://www.elgordo.com.br/

A Pousada Etnia é como se fosse uma vila italiana contemporânea, bangalôs com sossegados e cheio de charme, com destaque para decoração étnica, com objetos de diversas Países.

São oito bangalôs temáticos (Cottage, Marrocos, Tribal, Mediterrâneo, Trancoso, Kyoto, Gipsy e Goa).

Foto: www.bresil-decouverte.com

www.southamericanescapes.com/blog/?p=92


http://www.etniabrasil.com.br/



Itapororoca Villa Trancoso -- Uma hospedagem muito exclusiva, que atende ao pedido de hóspedes exigentes e endinheirados. É uma vivenda de 500 metros de frente para o mar.
São 6 suítes com ar condicionado e camas de casal, localizadas na inabitada um Itapororoca da 7 km da Praia da Vila de Trancoso. O acesso à praia é privativo. Você anda 100 metros pela mata virgem, até pisar na areia seis praia.A da casa principal tem suítes que acomodam até 12 pessoas e as edificações de lazer ficam anexas, como o gazebo de massagem e bebidas, que tem quase o tamanho de um apartamento , com cerca de 200 m. A diária básica está em toda E.U. $ 3 mil uma casa. (mais 5% de serviço). O serviço inclui café da manhã, serviço de praia, portaria 24 horas, mordomo, Governanta, cozinheiro e Segurança. (Informações do site).

http://www.corebrazil.tur.br/itapororoca.html



Hotel da Praça. Uma opção confortáveis apartamentos e suítes de luxo, todos com decoração personalizada. Foi todo redecorado em 2006 e ficou charmoso e lindo, mas eu particularmente achei uma decoração um pouco carregada. Fica localizado no Quadrado, telefone: 073-3668-2121
Tem um restaurante chamado Japaiano, que mistura a gastronomia japonesa com uma baiana.





Em setembro de 2008 foi inaugurado o Vila Rios, que está funcionando como um anexo do Hotel da praça. São 3 suítes completas.



Abaixo está uma foto da casinhada Joaninha, uma opção de hospedagem na Praia do Espelho mesmos dos donos do Hotel da Praça.




Fotos: site do hotel
O Capim Santo é também uma pousada charmosa, confortável e ampla e é um pouco mais em conta. Tem um lindo ofurô ao lado da sala de massagem.

O café da manhã é farto, uma piscina muito agradável ea arquitetura é rústica com predominância nas belezas da natureza. Os quartos são separados por lindos Coqueiros, que garatem a privacidade dos hóspedes. E ainda tem um restaurante bem cotado.

Foto: http://www.flickr.com/


http://www.capimsanto.com.br/

O Club Med Trancoso: Possui 250 bangalôs de 2 andares dentro de um ambiente preservado. Mas eu sou bem mais fã de lugares menores e acho uma localização meio longe pro meu gosto. Pra família com filhos pequenos é uma ótima pedida. São 02 piscinas, 08 quadras de tênis, Arco e Flexa, Caiaque, Campo de Futebol, Fitness, Spa, Saunas, Vela e caiaque, Discoteca e Shows noturnos. Além de 03 Bares, Restaurantes e 02 Telefone: (55) 73 3575 84 00Fax: (55) 73 3575 84 84.

Tem também o Villas de Trancoso, que Abriga cinco luxuosos bangalôs de dois quartos ou um. Tel.: (73) 3668-1151
Foto: Divulgação site próprio

Algumas dicas de pousadas mais em conta fazer Freire. Pra quem não conhece, o Ricardo Freire guia tem o melhor do Nordeste.

http://www.matanativapousada.com.br/

http://www.portobananas.com.br/

http://www.bahiabonita.com.br/

http://www.pousadahibisco.com.br/

E a mais nova novidade do vilarejo, é o Uxua Casa Hotel com 9 casinhas rústicas e chiques  que eu me apaixonei completamente.






Fotos: www.taste.com.br

Depois que fiquei sabendo da inauguração do uxua, fiquei com vontade de correr novamente pra lá e me hospedar em uma das "casinhas" deste hotel Casa que me encantou à primeira vista. Aqui o luxo e o rústico se unem.

São apenas 9 casinhas pra lá de charmosas, com 1, 2 ou 3 suítes, no meio de um jardim tropical Frutos Viçoso de flores, e muito alto coco, cacau, e árvores de Jaqueira, localizadas no Quadrado. Como tem casas de 90 a 300 metros quadrados.
Constam como em áreas externas com uma piscina de lago formado, pequeno spa, sala de computadores, academia e biblioteca e fonte de água mineral. E entre os mimos, disponibiliza uma barraca de praia na Praia dos Coqueiros para Tornar sua Estadia ainda mais especial.




http://lalai.net/author/gaby/



As Praias:

No vilarejo o que não falta são diversidades de praias lindas pra você aproveitar.


Praia dos Nativos  é a mais movimentada e mais uma próxima da Vila. Está situada ao norte da Barra do Rio Trancoso, com riachos cortando toda a orla. Se você caminhar por 1 hora avista o Rio da Barra. Tem águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais. Muitas excursões "bate e volta por aqui param". Você pode fazer passeios de caiaque não Trancoso Rio de Janeiro.


Rio Verde: Agitado paisagens lindas e Marco Possui duas barracas que Agitam a praia. Para quem quer banho de água doce, é só dar um mergulho na lagoa do Rio Verde.

Ponta de Itaquena É uma praia selvagem que costuma ser visitada no caminho de Trancoso para a praia do Espelho, mas é só pra quem tem pique. Fica há 2 horas de caminhada. A paisagem de Itaquena congregação toda beleza da região, mata virgem, coqueiros e águas verdinhas.

Pedra Grande: Se você tem pouco tempo, vá conhecer essa praia selvagem com árvores frutíferas e uma amendoeira se destaca no local. São 35 minutos de caminhada aproximadamente se você saira da Praia dos Coqueiros. Bastante tranqüila e sem estrutura de quiosques.

Ponta de Itapororoca mar calmo e tranquilo, criando uma grande piscina natural. Essa praia é bem charmosa e possui um condomínio de luxo.


Rio da Barra: Repleta de coqueiros, uma bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser Explorada a pé, a partir dos Nativos da praia, ou de carro (acesso pela estrada de terra que leva ao Arraial d'Ajuda), mas fica longe.

Praia dos Coqueiros É a mais próxima do Quadrado e por isso muito movimentada (15 minutos de caminhada). As águas são calmas.


O que fazer de noite?

Ao entardecer tudo acontece no Quadrado, e realmente o lugar fica encantador. Pra mim, o melhor programa é sair para jantar, mas para quem prefere um agito, a noite se embala na pista de dança da boate Pára-Raio e no forró do Louco Lanches ou em algum pela praia lual. E no verão, abrem novos bares e sempre com Agitos raves até o dia clarear. Um exemplo clássico é o Tostex, na Praia do Rio Verde.


Roteiro Gastronômico:


Capim Santo (pousada) Pça. S. João (Quadrado) - Fone: (73) 3668-1122. Cozinha: Peixes e Frutos do Mar. (http://www.capimsanto.com.br/)



Silvana Cia Pça. S. João (Quadrado) - Fone: (73) 3668-1049. O Forte é variada e comida caseira e moqueca baiana.

El Gordo (Pousada) Pça. S. João (Quadrado) - Fone: (73) 3668-1193 Cozinha Portuguesa e Internacional, mas os preços são salgados.

O Cacau . A comida é variada e saborosa.Pça. S. João (Quadrado) - Fone: (73) 3668-1266

O Il Mercato - End: Praça São João (Quadrado) Tel: (73) 3668-2050 Cozinha: Mediterrânea


Maritaca R. Carlos Alberto Parracho - Fone: (73) 3668-1258. Tem um gostoso sanduíche de pizza, além de opções de camarão lagosta, peixes, carnes e frango, Risotos, massas e pizzas.

Masala R. do Telégrafo-Fone: (73) 3668-1872
Cozinha: Asiática


Portinha Pça. S. João (Quadrado) - Fone: (73) 3668-1054 (http://www.portinha.com.br/) . A comida é um quilo e variada e bem gostosa.


Praia do Espelho:
A Praia do Espelho das Maravilhas, Localizada entre Trancoso e Caraíva destaque merece uma visita e claro, mas acho muito corrido Visita - dia lá em um só. O gostoso é se hospedar por lá pelo menos 1 ou 2 noites. Neste caso, fiquem na FazendaCalá, São apenas oito suítes decoradas com bom gosto e simplicidade, cinco delas na parte superior da Falésia (01,02,03,04,05) e três literalmente com os pés na areia (06,07,08). As diárias variam de R $ 390, oo a R $ 620,00. (informações do site próprio).

Fica a 25 km de Trancoso pela estrada ea terra de 16 quilômetros de caminhada pela praia. Chegando lá, vá até os bares de praia, que espalham almofadões pelas sombras dos coqueiros e nas espreguiçadeiras à beira-mar e curta a paisagem maravilhosa que o bue te local.

Almoçe no restaurante da Silvinha, peixes e frutos do mar, principalmente. Reservas pelo telefone: (73) 9985-4157

 Se der tempo caminhe praias do Outeiro e dos Amores.


Fotos: site da Fazenda

Fazenda Calá - 55 73 3668.5112 -- fazendacala@fazendacala.com.br

http://www.fazendacala.com.br/

Para quem gosta de pescar, aqui VOCÊ PODE OPTAR por pagar aproximadamente R $ 260,00 e pescar em alto mar em um barco de madeira de 8 metros, Acompanhadas de um marinheiro. Reservas para Tel: (73) 3668-5112 2




Quando ir?

Se você quer realmente curtir o vilarejo e suas praias virgens, rios, falésias e piscinas naturais, não vá no Natal e Reveillon (somente depois do dia 5 de Janeiro).

A baixa temporada vai de 01 de março a 30 de junho. A alta temporada começa em julho e se estende até fevereiro, além de todos os feriados. Entre junho e julho ocasionalmente, chove. De abril a maio e em setembro e novembro, há bons descontos nas lojas e pousadas da Vila.


Como chegar?

O aeroporto mais próximo para vôos comerciais é o de Porto Seguro.

De lá ou você aluga um carro e direção segue em 30 km e uma Eunápolis mais 50 km até Trancoso em uma estrada boa e bem sinalizada.

Ou pega uma balsa até Arraial D'Ajuda e depois segue por 40 km de estrada asfaltada até Trancoso ou pega um traslado até seu hotel de táxi ou van.
Tem também opções de ônibus.
E para os mais vips, na Praia do Espelho, que fica há 25 km de Trancoso por uma estrada de terra, tem uma enorme pista de pouso para Jatinhos particulares.

Dicas Gerais:

Se você não conhece nada da Bahia, ai vai minha dica: Evite se hospedar em Porto Seguro, que eu acho super tumultuado e nada charmoso e prefira  ótimas opções de vilarejos por lá perto.








Atualização dezembro de 2009: Prêmio para uma Pousada Etnia

"O site de reservas de luxo Tablet O Refúgio baiano elegeu como o melhor hotel do Brasil, o hotel brasileiro Com o melhor custo benefício eo melhor hotel destas terras para uma viagem curta. Em outra seleção, o Tablet escolheu como top 10 pelo pousadas Planeta , ea Etnia foi a única brasileira uma pousada constar na lista, no quarto lugar.

A Etnia segue bem cotada: mantém o terceiro lugar entre os Budget Boutique Hotéis do mundo no site famosíssimo Mr. & Mrs. Smith. Em 2008, a Pousada ganhou o prêmio do Guia 4 Rodas, pelo conforto e silêncio do lugar. No mesmo ano fez parte da publicação da série de livros dedicados ao turismo "Great Escapes" da conceituada Taschen. Da própria séria da Taschen, já esteve no "Great Escapes América do Sul" e é recomendada pelo guia "Condé Nast Johansen."
Fonte: www.rgvougue.ig.com.br


Beijos e boa semana,

Paula

7 comentários:

Anônimo disse...

Paula,

Estou indo para Trancoso e fiquei na maior dúvida na hora de escolher a pousada. Após ler sua postagem me deu uma vontade de conhecer essas casinhas do Uxua Casa Hotel. São um encanto mesmo. Parabéns pelas postagens. adoro ler seu blog.

Renatinha

Anônimo disse...

Oi Paula,
Caramba. Suas postagens estão cada vez melhores e mais úteis.

Você podia postar sobre Porto De Galinhas, você já foi?

Abraço,
Carlos

Anônimo disse...

Oi Carlos,

Obrigada pelos elogios.

Conheço Porto de Galinhas e assim que der escrevo sobre lá. A Praia dos Carneiros lá perto também merece a visita.

Vou mandar para o seu email as dicas que já tenho.

beijo,

Paula

trancoso disse...

Adora Trancoso, ja fui no Uxua e estrela d'agua tambem! Luxo total, da verdade Trancoso e uma das melhores cidades preservados do Brasil!

Andressa

Paula Gontijo disse...

Oi Andressa!!!

Eu tb adoro!!! Estas opções são luxo mesmo né?? Dá até pra esquecer da vida de verdade!!

Volte sempre viu!!

beijos,

Paula Gontijo- Mala Surrada

Paula Gontijo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Gontijo disse...

Oi Renatinha,

Só agora li seu comentário... Se vc passar por aqui novamente deixe dicas do que vc achou!!!

um beijo grande,

Paula Gontijo- Mala Surrada