sábado, 10 de janeiro de 2009

Novidades Roteiros de Charme para 2009


Fotos.Pousada La hacienda
Fotos: Pousada quinta do bucaneiro e pousada ilha do papagaio

Eu sou fã de carteirinha das pousadas indicadas no Roteiros de Charme. Acho muito mais interessante me hospedar neste tipo de lugar, em meio a natureza, que valoriza os pequenos detalhes e se preocupa com o desenvolvimento sustentável do nosso país, do que em hotéis de grandes redes.


Fotos: www.lahacienda.com.br

Em 1992, preocupados com as questões ambientais e com o turismo sustentável, 5 donos de pequenos hóteis se reuniram e fundaram a Organização Não-Governamental Roteiros de Charme. Eles foram inspirados pela Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ECO 92 que aconteceu no Rio.


Hoje, 17 anos depois, eles formam uma hotelaria conceituada e contam com mais de 50 hotéis, pousadas ou refúgios ecológicos associados, espalhados pelo nosso charmoso Brasil.






Fotos: Pousada Ilha do papagaio



Para você ser membro deste roteiro, ter charme é fundamental, e é ai que entra o bom gosto, atenção com detalhes, bons serviços, conforto, boa localização, construção adequada ao meio ambiente e à região, dentre outras características.




Fotos: Pousada La villette em Campos do Jordão e Pousada Felissímo em SC.

Além disso, o hotel deverá estar localizado preferencialmete em pontos de interesse turístico, histórico ou ecológico, ter entre 10 e 60 apartamentos ou hospedagens e estar sob a mesma direção há pelo menos 2 anos (exceções somente com aprovação unânime da Diretoria).

A preocupação com a responsabilidade social e ambiental também é requisito indispensável, os estabelecimentos tem que seguir um Código de Ética e Conduta Ambiental que envolve preocupações com reciclagem, conservação de energia, água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, redução da poluição etc...

O roteiro segue uma classificação interessante para identificar suas hospedagens, usando o nome de pedras preciosas e semipreciosas do solo brasileiro. Ai fica mais fácil da gente escolher, já que existem desde hospedagens confortáveis e simples até requintadas e luxuosas, mas todas bem charmosas. (pelo menos na teoria, mais embaixo explico o porquê).

Esmeralda: Para aconchegantes empreendimentos com conforto, instalações e serviços que atendam os padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional.

Topázio Imperial: Para empreendimentos muito confortáveis, bem equipados, aconchegantes, com serviços esmerados, estilo e decoração requintada.

Água Marinha: Empreendimentos em locais agradáveis, simples e confortáveis, que tenham serviços que guardam a identidade caseira com qualidade, cuja decoração reflita a cultura local.

Ametista: Refúgios ecológicos onde a decoração e os serviços sejam simples mas que guardem identidade com o local.

Cristal: Na forma como essa pedra é é encontrada na Natureza, indica todos os hotéis, pousadas e refúgios ecológicos durante o ano de seu ingresso na Associação.


Eu me hospedei pela primeira vez em uma pousada do charme, em 2003, em Porto de Galinhas e desde então sempre verifico disponibilidade e preço para onde vou viajar.

Em 2008, o roteiro desligou 3 membros, sendo eles; a pousada Tankamana de Itaipava; a Fazenda das Minhocas, em Jaboticatubas, Minas e o hotel Galápagos Inn em Búzios.

Mas em compensação classificou 6 novos integrantes, dentre eles Orixás Art Hotel que fica em Fleixeiras, há 130 km de Fortaleza, no Ceará, no caminho de Jericoacoara. O ambiente externo é charmossíssimo, mas a decoração dos quartos não me agradou, achei extremamente carregada.





http://www.solobrazil.com/

http://www.orixashotel.com.br/

Pousada Porto Imperial em Paraty, no Rio




Fotos:Divulgação

http://www.pousadaportoimperial.com.br/



Refúgio da Vila, na Praia do Forte, na Bahia.




http://www.refugiodavila.com.br/

Hotel Anthurium, de Joinville, Santa Catarina. Sinceramente não entendi a inclusão desse Hotel para o grupo do charme.

Apesar de ser classificado como àgua marinha, que é confortável, de decoração e serviço singelo e capricho que refletem os costumes locais, e o conceito de charme ser subjetivo, eu JAMAIS classificaria a decoração interna dos quartos como charmosas. Aliás, está bem mais para brega, do que pra qualquer outra coisa. Sei que tem gosto pra tudo e brega também é um conceito subjetivo, mas sejamos sinceros, olhando as fotos, me senti visitando uma tia antiga que parou no tempo e colocou suas "relíquias" juntamente com as compras fresquinhas que fez nas casas Bahias.

Bom, nem tudo é perfeito e pode ser que o atendimento, os ambientes externos e a responsabilidade social e ambiental do Hotel, compensem essa falha de classificação como charmosa.




Abaixo segue a foto da melhor suíte do Hotel



Pousada Solar Sinquitta em Ilha Bela, São Paulo.






http://www.pousadasolarsinguitta.com.br/

Rio do Castro Eco Resort, há 230 km de Florianópolis, em Santa Catarina, em uma das regiões mais frias do Brasil.



http://www.riodorastro.com.br/



E neste ano de 2oo9, o roteiro ganhou mais 3 membros: a pousada La Hacienda, de Gramado, o hotel Quinta da Paz, em Itapaiva e a Pousada Teju Açu em Fernando de Noronha. Que bom pra gente.
Abaixo segue fotos da La Hacienda:





Pousada Quinta da Paz:

http://pousadaquintadapaz.com/


Pousada Teju Açu em Fernando de Noronha:



Para maiores informações acessem o site: http://www.roteirosdecharme.com.br/

beijos e bom final de semana,


Paula

2 comentários:

Michelle Oliveira disse...

lugares incríveis!!!

gabi otto disse...

Paula,
Parabéns! Muito legal seu blog. Dá uma olhada no meu...falo de turismo, mas também de hotelaria e marketing em geral, pois trabalho na área. Vou divulgar seu blog lá. Um abraço, Gabriela