sábado, 17 de outubro de 2009

Planejar demais, atrapalha ou não os encantos da viagem??








Estava pensando sobre isso e resolvi compartilhar com vocês.

Afinal, planejar bem, acaba ou não com os encantos de uma viagem??

Eu sempre fui uma apaixonada por viagens. Conhecer novas culturas, novas paisagens, novos países, novos sabores... hum... pra mim é um dos maiores prazeres da vida.

Tem dias que passo horas pesquisando na internet destinos que eu nem sei se vou chegar a conhecer um dia. E tem bloqueiros que são tão bons em capitar a essência dos lugares... que realmente eu viajo sem sair do lugar.

Antigamente eu não planejava muito minhas viagens, tudo era uma surpresa pra mim e eu entrava em várias furadas, como hotéis mal localizados, restaurantes péssimos e caros etc. Mesmo assim era sempre uma diversão, um prazer, um aprendizado.

Mas a idade vai chegando e as exigências aumentando. Hoje em dia planejo bem minhas viagens e acho muito válida esta experiência, pois economizo tempo e dinheiro. Se tira um pouco o encanto ou não?? Acho que isso vai de pessoa pra pessoa... Para mim não tira não, pois o planejamento no caso não é uma coisa de general, um roteiro com o que fazer em cada dia, aliás, longe disso.

Não tenho nenhuma paciência para ter que seguir roteiros deste tipo e gosto de surpresas e de ser surpreendida. Gosto de acordar na hora que der vontade, demorar para tomar o café, tomar um relaxante banho antes de sair. Não gosto de viagens muito apressadas e nem viagens de muitas compras. Prefiro as viagens para curtir, esquecer do tempo, apreciar cada momento.

Também não estou falando de planejamentos essenciais, sobre clima, visto, vacinas etc. Falo de planejamento para aproveitar ao máximo aquele destino escolhido, conhecer os melhores lugares, experimentar os melhores sabores, evitar contratempos e incômodos que poderiam ter sido evitados e ficar bem localizada em um hotel com camas e banheiros confortáveis.

Fico fascinada com a variedade e riqueza de detalhes que qualquer destino pode te proporcionar através de pesquisas na net. Como sempre ressalto, isso faciltou demais nosso planejamento.

Para pesquisas sobre onde se hospedar, indico o http://www.booking.com/ e o http://www.expedia.com/. São dois excelentes sites para você comparar preços, analisar a opinião de quem já se hospedou em tal hotel e a relação custo/benefício.

Para pesquisas de passagens baratas e promoções indico o http://www.aquelapassagem.com.br/

Para quem vai para o nordeste brasileiro, nada melhor que as dicas preciosas do expert Ricardo Freire http://www.viajenaviagem.com/

No Brasil há uma variedade incrível de revistas especializadas em dicas de viagens. Neste caso, indico a Viagem & Turismo http://viajeaqui.abril.com.br/vt/ e a Próxima Viagem, http://proximaviagem.com.br/pv/.

Os blogs que indico já estão na minha página principal. Nunca é demais lembrar que os blogs de viagens tem o intuito de dar dicas e experiências pessoais dos viajantes. Gosto é gosto e não se discute, mas se você quer um bom conselho: COMEÇE LOGO A PLANEJAR MELHOR SUAS VIAGENS!!!!

Mudando de assunto, faltam dias para a chegada do meu primeiro filho, sendo assim, vou ficar com o tempo mais curto para as pesquisas e postagens, mas logo logo espero voltar com dicas de viagens com babys.

Um excelente e abençoado final de semana pra gente.

beijo,

Paula Gontijo

Um comentário:

Vanessa Romanelli disse...

ola Paula! Bem sou mega suspeita pra falar de planejamento de viagem, mas na minha opiniao é muito melhor se programar, assim ja chega no destino sabendo sobre os restaurantes, museus e outras coisas....evita muito tempo perdido e assim nao deixa de conhecer os principais pontos da cidade! O quarto do bb ficou lindo! Parabens pelo bom gosto! Um beijo,
vanessa