segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um refúgio pelas montanhas paulistas



Que tal fazer um mergulho na natureza em uma das belas regiões montanhosas do interior paulista? A Pousada Ronco dos Bugios, localizada em uma reserva florestal, em uma chácara com 12 hectáres na Mata Atlântica, na localidade de Piedade, há 100 km da capital paulista é minha sugestão.

Essa postagem inicialmente foi feita para o meu irmão que mora em SP e me ligou, pedindo indicação de um bom lugar para relaxar com a esposa no final de semana, perto da natureza e próximo a SP. Ai, claro, não pensei duas vezes e estou dividindo com vocês. É bom ressaltar que nessa pousada não é permitido menores de 12 anos.

O cenário é lindo e inspirador, a natureza é virgem e exuberante e a pousada é charmosa e interessante. São 13 exclusivas suíte para casais e um loft para 4 pessoas, todas com decoração diferenciada, bem rústica e colonial, misturando cores vivas e madeira e materias de demolição, diversos quadrinhos e almofadinhas coloridas, ôfuro, lareira e pinturas... Parece que você está em uma fazendinha colonial chique. A decoração me lembrou um pouco Tiradentes e Porto de Galinhas, apesar de serem cidades completamente diferentes, e cada uma ter seu próprio estilo.


Eu, particularmente, prefiro o estilo rústico moderno e clean... que não cansa à vista. Mas esta decoração ficou interessante e sugestiva, ideal para você se sentir longe da cidade grande e do stress, principalmente em um dia de mais friozinho...


Os quartos possuem dvd, som, lençóis e edredons de pluma, entre outros mimos. A paisagem, juntamente com a natureza é indescritível, sem contar os bugios, que são uma espécie de macaco que aparecem por lá no final da tarde para tornar sua hospeadagem ainda mais charmosa e única.



Aliás, o nome da pousada foi inspirado exatamente, nestes macaquinhos que possuem no crânio um osso hióide bastante desenvolvido, que funciona como uma caixa de ressonância, produzindo um barulho semelhante a um ronco.

O restaurante é estiloso e inspirado na cozinha contemporânea, comandada pelo chef Eduardo Duó. Entre as várias opções tem pernil de cordeiro com polenta cremosa, batata doce frita e quiabo e picadinho de filet mignon com pasteizinhos de queijo, farofa, ovo, banana à milanesa, arroz e feijão e de sobremesa maracujá com mini cocada e surpresa de maçã (camadas de maçã caramelizada com sorvete de creme, farofa crocante, calda de chocolate e marshmallow).

E ai vem pra mim o melhor dos mimos, o café da manhã é servido a qualquer hora (até às 16), é bastante farto e é servido em etapas. Primeiro os sucos e cereais. Depois variadas frutas com iogurte e mel, uma cesta cheia de saborosos pãezinhos caseiros, queijos e geléias, além de omelete, rabanada e frios, fatias de bolo fresquinho e composta de frutas... Ufa... fiquei satisfeita só de descrever...

Sendo assim, é claro, que você só vai querer provas as opções do restaurante, bem mais tarde... e se você se encantar por uma cadeira, um lustre ou outra peça, pode comprar e levar para casa.

Enquanto isso, você pode passear pelo local e sentir os encantos da natureza, ouvindo o som dos diversos passarinhos que habitam por lá, há opções de trilhas pela mata e para a cachoeira, mas ai você deve ir de tênis, pois não é aconselhável ir de chinelos ou descalço. Fora isso, tem piscina de água natural, sauna, sala de fitness e um espaço terapêutico com mais de cinco opções de massagens para relaxamento.






Fotos:divulgação

Você pode também optar por só fazer um dos pacotes e não se hospedar na pousada, mas não tem a mesma graça.

É uma pena, que às vezes as palavras não conseguem expressar tão bem o lugar, mas acho que deu para ter uma noção...

As diárias variam de R$395,00 a R$780,oo reais.

Num dos cantos da sede da pousada está localizado um pequeno armazém. Nele estão expostos produtos feitos no local como geléias, compotas, pães caseiros e licores. Em outro lugar, há um armário que expõe cachaças artesanais. Ao fundo, panelas de ferro descansam sobre um fogão à lenha aceso. Sobre uma mesa, há uma gamela com frutas frescas. No bar, batidas de frutas são preparadas. Enquanto isso, sentado diante de uma bancada, um hóspede namora o cardápio do almoço enquanto espera o café da manhã.

Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia Estrada PDD, 128, Bairro dos Pires, Piedade - SP Central de Reservas: (11) 8259-7788
Reservas (15) 3299-8600; roncodobugio.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Paula,

Adorei seu blog. Toda semana fico esperando suas atualizações.
Continue nos presenteando com estas ótimas dicas.

beijos
Káká