quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O resort 6 estrelas de Itacaré sai ou não sai em 2009?





Itacaré (pedra bonita em tupi guarani) é um destino cada vez mais procurado pelos amantes da natureza. A pequena vila, situada a 65 Km de Ilhéus é uma boa opção de roteiro ecológico e charmoso, devido a sua paisagem virgem e exuberante aliada a boas opções de hospedagem e gastronômicas.

Aliás, uma boa hospedagem e a época que você vai, tem grande influência no sucesso de qualquer viagem. Dependendo da época do ano, o mesmo mar pode estar marrom claro ou azul caribe. A mesma vila pode estar entulhada e barulhenta ou calma e tranquila.
Até o início do século passado, a cidade era o principal porto de exportação de cacau do sul da Bahia, e somente após 1998, depois da inauguração de uma estrada de asfalto entre Ilhéus e Itacaré, a cidade ganhou fama nacional e internacional, e o o turismo se tornou sua maior atividade comercial, desbancando a pesca.

Hoje, são 16 praias separadas por costões cobertos de Mata Atlântica, com paisagens selvagens e inspiradoras, algumas delas nem constam nos mapas. A cidade é toda recortada por rios e riachos que desaguam no principal rio, o Rio de Contas.

As casas simples, ruas calçadas, barzinhos populares e até o visual poluido pelo esgoto desaguando na areia na praia da Coroinha, não chegam a diminuir o charme das lindas praias, riachos e mata atlântica preservada da charmosa vila.


Foto:costadocacauedodende.blogspot.com

E o melhor é que Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, pois há sol e águas quentes no verão e no inverno. Os meses de maio até agosto são marcados por chuvas, mas não chegam a atrapalhar os visitantes.

No reveillon e carnaval, a vila fica muito cheia, fugindo um pouco do clima da cidade e tirando um pouco da paz do lugar, mas se você ficar bem hospedado não terá problemas.

Sem dúvidas nenhuma, a melhor opção de hospedagem em Itacaré continua sendo o Hotel Txai, localizado na Praia de Itacarezinho, a 17 km do centro, cercada de coqueiros. O Txai foi vencedor do prêmio de hotel sustentável do ano pelo Guia Quatro Rodas 2009.
Mas o resort 6 estrelas mais esperado do momento, Warapuru ou Aquapura, depois de atos e boatos, com direito até a troca de nome e paralização das obras, além de embargo pelo Ibama, ainda não foi inaugurado. A inauguração, antes prevista para 2007, depois para o início de 2008, agora está prevista para outubro de 2009.
O mega projeto consta com 40 bungalows de luxo com piscina privada e 18 villas, entre dois e seis quartos. Além de restaurante, um beach club e um Spa com 1.500 metros quadrados. Eu particularmente, não gostei da arquitetura que vi pelo site e pelas reportagens, muito moderno pro meu gosto e nem um pouco charmoso.
http://www.warapuru.com/home_portuguese.html

http://www.aquapuravillas.com/about_other_proj.html

Atualização 2010:http://pactoseimpactos.blogspot.com/2010/07/warapuru-de-um-futuro-com-glamour.html
Atualização 2012: Pelo visto não vai sair tão cedo.


Vamos esperar para conferir o resultado.

Enquanto isso, se você está pensando em ir para Itacaré, tente se hospedar no Txai Resort (difícil de se reservar), mesmo que isso signifique um esforcinho a mais para economizar durante o ano. O Txai fica há 48 Km ao norte de IIhéus, e 15 km ao sul de Itacaré, em uma fazenda de côco de 100 hectares rodeada pela mata atlântica na praia de Itacarezinho, que tem o charme especial de uma praia aberta com o fundo de areia.



Fotos: site do hotel


Os bangalôs são bem confortáveis, construidos sobre estrutura de parafilas, com decoração rústica e simples, o serviço é impecável e os restaurantes são boas opções gastronômicas. Assim que você chega, é recebido com flores colocadas sobre a cama. Um mimo né?
São 08 Suítes, 05 Bangalôs com hidro e 13 Bangalôs sem hidro, todos com ar condicionado, frigobar, TV a cabo Cama King Size com mosqueteiro Sofá de leitura Escrivaninha e Cd player, distribuidos pelos coquerais, para garantir a privacidade dos seus hóspedes.



Além disso, a área de lazer e social é enorme e encantadora, são salas de leitura, de estar e de televisão com internet. Quando você chega na sala de estar, um casarão vermelho e amplo, com peças de arte brasileira em destaque e sofás macios, parece que você voltou ao tempo e está em uma antiga fazenda de cacau com o previlégio da vista para o mar.
Consta ainda com piscinas e duchas de água doce, massagens e banhos aromáticos em ôfuros, além de disponibilizar vários passeios, como cavalgada, bicicletas, trilhas, rafting... É estrutura para ninguém botar defeito.
http://www.txai.com.br/

Rodovia Ilhéus Itacaré km 48 . Itacaré . Bahia . Brasil Reservas: 11 3513-4322 - Tel / Fax: (73) 2101-5000 reserva@txairesort.com.br

Como eu sempre ressalto em minhas postagens, eu sou mais fã de lugares menores e mais charmosos, mas neste caso, não tem como não se encantar. Super recomendado.
E por falar em lugares charmosos, uma outra boa opção de hospedagem é a Pousada Burundanga, com quartos confortáveis e opções pra lá de charmosas, piscina com área para massagens e área de leitura, uma aconchegante sala de estar e uma inspiradora área para você tomar seu café-da-manhã. Tudo a ver com a cidade.





Fotos:próprio site

Condomínio Conchas do Mar quadra D lote 06 Itacaré - Bahia - Brasil CEP 45.530-000(73) 3251-2543
burundanga@burundanga.com.br



ROTEIRO GASTRONÔMICO:
Uma passada pela cozinha contemporânea no restaurante Dedo de Moça é bem saborosa.O restaurante é simples, mas os chefs fazem combinações inusitadas e sofisticadas, com resultados surpreendentes. O som Lounge torna sua noite ainda mais gostosa. Rua Plínio Soares, 26 - Centro Tel: 73 - 3251 3372 / 73 - 3251 3391.
Se tiver com vontade de comer Pizza, passe na Boca do Forno. A pizza é uma delícia. R. Lodônio Almeida, 108 (Beco das Flores) Fone: (73)3251-3121
Ristorante Mediterrâneo: Tem uma comidinha italiana de primeira e ganhou uma estrela pelo Guia 4 Rodas;

Telefone: (73) 3251-3444Endereço: Rua João Coutinho, 37 - Centro
e-mail: restaurante.mediterraneo@hotmail.com

Restaurante Tia Dete para provar a famosa moqueca. O restaurante é simples e escondido. Avenida Castro Alves- Centro. Tel: (73) 3251-2379

O Restaurante. R. Pedro Longo, 170 (Pituba) Fone: (73) 3251-2012 . Simples, mas aconchegante.

Casa Sapucaia, com sua cozinha exótica e toques instigantes com um jardim romântico e a luz de velas. R. Lodônio Almeida, 84 Fone: (73) 3251-3091

Jardim dos Sabores, com várias opções de frutos do mar, peixes e lagostas.

Casarão Amarelo, com culinária internacional.
Itacarezinho- Rodovia Ilhéus-Itacaré Km 50 - Praia de Itacarezinho Tel: 73 - 3239 6154.

PASSEIOS RECOMENDADOS:

O que não falta em Itacaré são opções de passeios, são matas, rios, cachoeiras, manguezais e praias.
As praias mais famosas são São José (acesso pelo mar ou por trilhas), Jeribucaçu (acesso por trilha e mais vazia), Prainha, Engenhoca (acesso pelo mar ou trilhas), Havaizinho (acesso pelo mar ou trilhas), Jacarezinho, Tiririca, Resende (praia vazia e próxima do centro), Concha e Ribeira.
Uma opção de praia pra quem quer se esconder de tudo e quase todos é a pequenina e deserta Praia do Siriaco.
Praia da Concha tem várias cabanas, é a mais movimentada e próxima do centro. Você pode alugar barcos, buggies etc... Não é minha praia.
A Praia do Pontal e Piracanga são pouco turísticas, pois possuem ondas fortes, boas para o surf e ficam do outro lado do rio, o que torna o acesso mais difícil.

A Prainha deve ser visitada. Você só chega lá andando, mas a caminhada de 30 minutos, saindo da Ribeira, é apagada da memória depois que você avista a bela e pequena praia entre dois morros verdinhos e um coqueiral perto da água.


Foto:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=233920

Um rafting no Rio de Contas para quem gosta deste tipo de programa é super interessante. E se não for sua praia, você pode fazer um passeio de aproximadamente quinze minutos por este rio, desembocando em uma linda cachoeira.

Um dia na Praia de Itacarezinho.

Praia da Tiririca é bem charmosa e um dos redutos dos surfistas devido a suas ondas.

Tome um banho na Cachoeira do Tijuípe. Estrada Parque Itacaré - Serra Grande. O acesso é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande. A trilha é pequena.



Para os amantes das trilhas, Itacaré é a pedida certa. São várias opções, Cachoeira do Cleandro, Trilha do Francês, Parque Estadual da Serra do Conduru, Trilha Alto da Esperança, Trilha Janela da Gindiba, Refugio dos Anjos,Trilha e Cachoeira da Usina ( praia de Jeribucaçu).

Se você gosta de rapel, vá até a Cachoeira do Noré (16metros de altura), nas margens do Rio de Contas.
Em Itacaré, você também pode fazer arvorismo (travessia de pontes interligadas por plataformas de até 10 metros de altura fixadas nas copas das árvores) e tirolesa.
OUTRAS OPÇÕES DE BOAS HOSPEDAGENS:

Itacaré Eco Resort. Faz parte do meu roteiro preferido, o do Charme. Localizado na praia de São José, entre a mata atlântica e a praia. São 25 apartamentos e suítes confortáveis com ar condicionado, TV, frigobar, telefone. Piscina natural, restaurante, sala de convenções, área verde, passeios ecológicos

www.ier.com.br/

index.php Tel: 73 - 3251 3133.
e-mail: res.ier@terra.com.br

Itacaré Village Condomínio Hoteleiro Residencial Villas de São José. Localizado na Praia de São José, são 44 apartamentos com vista para o mar, ar condicionado, TV, frigobar, cofre, telefone, varanda com rede, hidromassagem. Piscina, Centro eqüestre, restaurante frente à praia, monitores adulto e infantil, salão de jogos, voley, campo de futebol.
Pousada Vira Canoa: super charmosa. Fica há 2 quarteirões da rua principal, e possui 12 apartamentos e um chalé.
http://www.pousadaviracanoa.com.br/

Pousada Aldeia da Mata Eco-Lodge :São 14 chalés.

Pousada da Lua: O Guia 4 Rodas a indica como "Lugar Agradável" .Opção bem mais simples e mais em conta. Fica na Praia da Concha TeleFax: 73 3251 2209
http://www.pousadadalua.com/

DICAS E CURIOSIDADES:
O aeroporto de Ilhéus (IOS) é o mais próximo de Itacaré e o aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador, que fica há 280 km da cidade. Ai você pode alugar um carro e seguir 65 km pela BA-001 ou procurar uma das várias opções de traslados até Itacaré.
Os ônibus da Rota saem diariamente de Ilhéus para Itacaré (tel: +73 3251-2181).

Se você estiver com tempo, dê uma parada de 2 dias na Península de Maraú. Vale a pena (depois posto sobre ela).


Foto: Olhares fotografia on line



Beijão e um excelente 2009 para vocês...

3 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola sua matéria! E claro, o lugar também!

Lidiane disse...

Bem Legal seu post... Eu também tenho um blog de viagem www.viajandocompouco.com.br , podemos trocar infos a respeito de roteiros.

Lidiane disse...

Bem Legal seu post... Eu também tenho um blog de viagem www.viajandocompouco.com.br , podemos trocar infos a respeito de roteiros.