terça-feira, 5 de agosto de 2008

Incomparável Veneza!!!



Veneza é uma cidade que encanta!! Mágica, diferente, gostosa, romântica!! Ideal para o romance!!

Uma linda cidade construída sobre o mar, com ilhas e canais. Evidentemente não há carros, apenas meios de transportes marinhos. Mas não pense que não tem trânsito, só que o trânsito é de barcos (vaporettos), gôndolas e lanchas.

A cidade é adaptada para viver sobre as águas!! A alta temporada vai de abril até meados de outubro. As melhores épocas para aproveitar Veneza são entre setembro e novembro (outono) e de abril a maio (primavera). No verão europeu, a cidade fica muito cheia e perde muito de seu encanto.

Se você está em dúvida se inclui esta cidade no seu roteiro, não tenha dúvidas!! Não tem como não se apaixonar!! Tire pelo menos 3 dias para desvendar Veneza. SE POSSÍVEL, VÁ EM FINAL DE SEMANA!!!

Quando visitei Veneza pela primeira vez, fui em outubro, a cidade estava lotada, um calorzinho gostoso, e não senti o mal cheiro do mar, como muitos tinham me falado.

Para conhecer Veneza, não existe melhor forma do que andar, andar e andar à pé, por isso leve tênis ou sapatos bem confortáveis!!! Por onde quer que você ande, você sempre acaba chegando à famosa Praça São Marco. Eu adorei andar meio perdida pelas ruelas, cada esquina uma surpresa. Nas esquinas mais escondidas que você vai encontrar as coisas mais sedutoras e charmosas desta cidade.

Do lado da praça fica a Basílica di San Marco e o Palazzo Ducale. A Basílica de San Marco, foi construída em 830, em estilo oriental, para abrigar os restos mortais de São Marcos, padroeiro de Veneza. Sem dúvida vale a visita, seu interior é lindo!!!

Agora se você quer conhecer outras ilhas por perto, como o Lido (palco do festival de cinema de Veneza e das praias) ou Murano (famosa pelo fabrico de peças de vidro) indico ir de VAPORETTO, é o nome do barco de transporte coletivo que se utiliza em Veneza e sem dúvida uma das formas mais baratas de flutuar pelas águas desta cidade maravilhosa. Há táxis e gôndolas que fazem estes percursos, mas são bem mais caros.

Passeio Inesquecível de Gôndola:



Eu e meu marido!!!

Para um passeio iniqualável, contrate uma gôndola, que é a forma mais elegante e dispendiosa de conhecer a cidade.
Se quiser incrementar charme em seu percursso, junte 200 euros e terá um “cantante” na sua Gôndola enquanto percorre os canais desta cidade encantada!!!

Como a cidade estava muito cheia, as gôndolas ficavam lotadas de dia. Tinha até congestionamento de gôndolas acreditam??
Por isso, se você for nesta época do ano (alta temporada), recomendo andar de gôndola à noite. Achei mais romântico e menos congestionado.

Onde se hospedar??

Eu e meu marido ficamos em um hotel perto da praça São Marcos, hotel Luna Baglioni Aliás eu recomendo ficar perto da praça mesmo e em Veneza, o barulho não nos incomodou em nada e andávamos um pouquinho e já estávamos na praça encantadora!! 
Tem opções mais baratas que é ficar nas ilhas do lado, mas não é a mesma coisa!!!

Nos finais de semana, de noite, a praça tinha lindos concertos (depois vou colocar o vídeo para vocês). Duas ou três orquestras maravilhosas tocavam em vários pontos da praça toda iluminada. Cada hora uma!! Quando dava meia noite elas paravam de tocar.



Eu e meu marido entramos no clima e dançamos no meio da praça.

Entrem neste site http://www.hotelinvenice.com/, vocês vão visualizar todos os hotéis de Veneza.


 Hotel Luna Baglioni- muito bom.

Villa Residenza- Luxuoso

`Palazzina Grassi-Luxuoso

Gritti-Luxuoso

Aman Canal Grande- Luxuoso

Cipriani- Luxuoso

Ca' Sagredo é um hotel 5 estrelas
Campo Santa Sofia, Venice , boa localização, ótimos quartos.

Comfort Hotel Diana - 3 estrelas
Calle Specchieri,449, San Marco, Veneza •
O hotel está situado bem próximo a praça São Marcos , hotel simples, 3 estrelas, ambiente acolhedor de uma casa veneziana, cama gostosa, silencioso.

Hotel Donà Palace - 4 estrelas
San Marco 391, Veneza
Localizado no coração de Veneza, a apenas alguns passos da Praça de São Marcos.

Hotel Colombina -4 estrelas
Calle del Remedio 4416, Veneza
Este hotel central está muito bem localizado, a apenas 100 metros da Praça de São Marcos, suas acomodações são confortáveis.

Residence Corte Grimani - 4 estrelas, boa localização e bons quartos!!!
San Marco 4402, Veneza

Hotel Orion- Hotel 2 estrelas , mas muito bem localizado.
S.Marco Spadaria 700/A, Veneza
Hotel AI DO MORI -Quer um hotel barato e bem localizado?? Fica pertinho da Piazza São Marco -Mas. Os quartos são bem simples. Calle Larga San Marco, 658, 520-4817, http://www.hotelaidomori.com/.

Hotel SERENISSIMA - Calle Goldoni, 520-0011, http://www.hotelserenissima.it/.

Um dos hotéis mais luxuosos fica na Ilha Gidecca, é o famoso Hotel Cipriani (preferido de Elton Jonh, Michael Douglas ou Sharon Stone), mas as diárias não saem por menos que US$800.

Em Veneza você tem que se esquecer do tempo e ir andados pelos becos e ruazinhas charmosas e prepare a máquina fotográfica !!!! São várias lindas ruazinhas, becos, igrejas.

COMO CHEGAR EM VENEZA??

Qual o melhor meio de transporte para se chegar até a ilha de Veneza de outras cidades?? Carro, trem ou avião??

DE TREM...

Isso depende muito de pessoa para pessoa.Uma boa dica para quem vai de trem para Veneza, é que não precisa se preocupar em andar muito, nem pedir informações, porque quando você desce na estação de trem de Veneza, lá mesmo você pega os barcos, lanchas ou vaporetos para entrar na cidade, sem precisar andar quase nada.

DE CARRO...

Eu fui de carro, paramos em um dos vários estacionamentos pagos que ficam fora da cidade. A única vantagem foi que deixamos a bagagem maior no porta malas do carro e levamos só uma malinha com as roupas para os dias que ficaríamos em Veneza. Fora isso, acho que não compensa ir de carro não!!! Ah.. e um GPS é indispensável na Itália, ô trânsito caótico viu!!!! Se for alugar um carro, alugue um GPS se você não tiver um!!!!
Estes estacionamentos geralmente ficam pertinho de onde você pega os vaporetos, lanchas etc. No nosso caso, foi só atravessar a rua.

Em Veneza não entra carro, mas levamos o GPS com a gente e foi útil acreditam?? A gente colocava o nome do restaurante escolhido e o GPS ia nos levando. Não posso deixar de contar que às vezes ele ficava meio perdido no meio dos becos. Mas vale a pena!!

Aliás não custa frisar que eu sou fã de andar de trem pela Europa. Acho que tem tudo a ver com o clima, os trens são super pontuais. Eu adoro!!! Não posso esquecer de mencionar, que todas as vezes que andei de trem pela Europa eu não tive nenhum tipo de problema. Com exceção dos trens das estações italianas que atrasam um pouco!!! Mas, como dizem os europeus, na Itália é tudo uma exceção.

Vou até contar um caso engraçado. Uma vez, quando estávamos indo de Genebra (Suíça) para Milão (Itália) de trem, o trem saiu pontualmente da estação de Genebra e atrasou mais de 30 minutos para chegar na estação de Milão. Ai nós, que estávamos acostumados com a pontualidade dos trens da Suíça e da França fomos perguntar se tinha algo errado, achamos até que tínhamos passado da estação certa, mas logo nos informaram: "Amigos, vocês estão na Itália" !!!!!!

E a diferença é mesmo gritante, a Itália é um caso a parte dentro da Europa, não é piada não. O povo é mais sem educação. Falam alto, não respeitam as leis de trânsito, querem tirar proveito de tudo, mas é lindooooo, compensa a visita, e como nós já estamos acostumados com a bagunça brasileira, não é difícil se adaptar!!! Eu sou mais fã dos outros países, mas os monumentos, a história a céu aberto em Florença, Roma etc, são mesmo imperdíveis!!!

DE AVIÃO...

Agora se você optou por chegar de avião, você vai chegar pelo aeroporto Marco Pólo, que se localiza a 12 km da cidade por estrada e 10 km pela água.

Chegando ao aeroporto, você tem 3 opções:

1-Pegar um táxi áquatico (100 euros ) até a Praza são Marco em Veneza .
2- Pegar um ônibus (3 euros),transporte público até a Praça de Roma, cujo trajeto dura 1 hora e meia e de lá compre um ticket e vá de Vaporetto (muito mais barato e mais demorado) se deliciando com a paisagem e os encantos até chegar a ilha de Veneza. ( pior opção).
3-Tem outra opção também, uma ligação de autocarro pela empresa Transfers ATVO, que te deixa na Piazzale de Roma em 20 minutos (3 euros) e de lá vc pega o Vaporetto até a ilha de Veneza.

Não custa lembrar que alguns hotéis tem os serviços privativos de SHUTTLE. É um serviço que nem sempre tem custos a parte e pode ser útil.

ONDE COMER??

Em Veneza você tem várias ótimas opções de restaurantes.

Evite os restaurantes que ficam ao longo do canal e na praça São Marco, são caros e muito turísticos. Procure restaurantes mais pacatos e longe do centro, você não vai se arrepender.

Fomos em ótimos restaurantes e não achamos tão caros, achei as massas de lá deliciosas.


RESTAURANTES INDICADOS:


1- Osteria da Fiore , a casa é especializada em frutos do mar. Os risotos são bem saborosos também. Calle del Scaleter, 2202 A, San Polo, 721-308. 12h30/14h30 e 19h30/22h30 (ter. a sáb.). O preço é um pouco salgado, mas sem dúvida, compensa!!! ( http://www.dafiore.net/),


2- Canova

3-Cipriani

4-Acqua Pazza

5-Ostaria \Antico Dolo

6- Tratoria Do Forni. Comida gostosa e bem feita.

7-Restaurante Da Pinto.

8- Indico o Antiche Cantine Ardenghi . O jantar é servido apenas para um grupo de pessoas em uma sala estilo rústica.

9- Indico também o Taverna San Trovaso, muito perto da Squaro di San Trovaso (infelizmente não tenho os endereços aqui). Aqui você come deliciosas pizzas e massas.

10-Se você está com pressa ou sem dinheiro, vá aos restaurantes mais típicos de Veneza, Bacaros, neles come-se de pé, e pode-se escolher entre sanduíches, folheados, tira-gostos (Cichetti). Para acompanhar seu Cichetti geralmente o pessoal pede uma taça de vinho da casa.

11-Al Graspo de Ua -Calle dei Bombaseri, 5094 - Tel.: (041) 5223647. Um verdadeiro clássico entre os restaurantes de Veneza, com especialidades de peixe e uma boa carta de vinhos.

12-.Anice stellato - cozinha tradicional da região. - Cannaregio, 3272, Fondamenta della Sensa, 720-744. 19h30/22h (qua. a dom.).

13-V.Break - Todo mundo indica como opção barata!!! Serve bufê de massas com molhos, saladas e carnes. - Lista di Spagna, Cannaregio 124, 244-0158. 8h/22h.

14- Antico Martini, indico o menu degustação de vinhos, um restaurante mais que romântico.Uma das vezes o jantar não estava saboroso.

15- Tem também o familiar Fiaschetteria Toscana, famoso por causa do seu frito misto, uma fritada de mix de frutos do mar. (Cannaregio, 5719; 39-041-528-5281; www.fiaschetteriatoscana.it),


16-Terrazza Danieli- tradicional jantar romântico no terraço.

17-Club del Dodge no Gritti

18-A Beccafico- almoço

Estes 3 abaixo são mais caros e estrelados:

19-Met

20-Gellius

21-Da Fiori

22-Osteria Ca' d'Oro (La Vedova) Calle del Pistor, 3912 Cannaregio Tel: 041-5285324, especialidades venezinas. As lulas grelhadas são uma delícia.

23-Al CovoCampiello della Pescaria, 3968 CastelloTel: 041-522-3812 / Cerca de 70 euros por pessoa. Frutos do Mar preparados à maneira tradicional.

24-Harry's Bar Calle Vallaresso 1323, San MarcoTel: 041-5285777 / 130 euros (média) Se vc for, tente sentar no andar de baixo e faça reserva! Aperitivos, massas , risotos e sobremesas .

25- Pizza gostosa?? II Refolo, não tenho o endereço aqui, mas peçam indicação.

26- Locanda Cipriani

27- Osteria di Santa Marina (Castello, Campo Santa Marina 5911;39-041-528-5239 http://www.osteriadisantamarina.it).comida/ boa, mas nada escepcional.

28-Osteria Vecio Fritolin (Rialto, Calle della Regina, 2262; 39-041-522-2881; http://www.veciofritolin.it.cheguei/ dos melhores fritto misto da cidade.

30-Agli Alboreti

31- Palazzina Grassi

32-Antiche Carampane

33- Il Sole sulla vecia cavana.

34-Alla Madonna


35- Sorveteria Palolin- Recomendo o sorvete de Nutella
Em Veneza o que não falta são sorveterias, mas uma das melhores, a Palolin, fica no Campo Santo Stefano.

36-Gelateria Il Doge - sorvetes gostosos!!!(Dorsoduro,3058).


RESTAURANTES NAS ILHAS:

(Em Burano)

Al Gatto Nero da RuggeroFondamenta della Giudecca 88, BuranoTel: 041-730-120

(Em Torcello)

Locanda Cipriani Piazza Santa Fosca 29, TorcelloTel: 041-730-150 / Média de 70 euros.

(Na Giudecca)

Harry's Dolci Fondamenta San Biagio, Giudecca 773Tel: 041- 5208337 / Média de 100 euros.Quer um lugar para sentar no meio da tarde?? Tomar um aperitivo, beliscar algo e comer um doce?? Sente neste restaurante e curta a melhor vista da ilha de Veneza.

Obs: Quando estiver escrito veraci ou nostrani no menu, saiba que são frutos do mar locais e, geralmente, frescos e melhores.

Esta lista abaixo, eu peguei em uma das minhas pesquisas pela internet e me foi bem útil na hora de decidir os pratos:

Moeche – um tipo de siri mole
• Rombo – peixe da família do linguado, mas muito maior (é o Turbot)
• Branzino – peixe parecido com o nosso Robalo, pode ser criado em fazendas de peixe na própria laguna, ou pescado solto.
• Schie – camarõezinhos pequenos cinzas, uma iguaria, só tem lá
• Granseola – um tipo de caranguejo grande e bem carnudo
. Cape longhe – um mexilhão de concha comprida, retangular
• Caparòssoli – mexilhões
• Bigoli – massa fresca (tipo spaghetti) de farinha integral, servidos ‘in salsa’ molho de anchovas e cebola.
• Bisàto – enguia • Canòce – cavaquinha (são menores)
• Peòci – um tipo de vongoli
• Castraure – alcachofrinhas de primavera, (feitas com alho e azeite, ou empanadas)
• Sparesee – um tipo de aspargo longo e fino, para comer com ovos cozidos com gema mole, com tagliolini ou salteados com camarões
• Baicoli, Busolai, Golosessi – biscoitos secos para molhar no vinho doce

DICAS GERAIS:

A Piazza de San Marco tem uma cerimônia de hasteamento da bandeira pelas tropas de Carabinieri, em seus trajes típicos, cerimônia saudada pelas badaladas do sino da torre da Campanille, mas para assistir, você tem que chegar cedo!!!

O lido, é a praia dos vips em Veneza. Abriga um cassino, um dos poucos na Itália onde o jogo é permitido.

A viagem de Veneza à Murano leva 15 minutos, e lá você poderá conhecer a técnica secular de fabricar Vidro Soprado, ver os artesãos trabalhando etc. Essa visita eu não fiz !!!

Se você for no primeiro domingo de setembro, vai presenciar a Regatta Storica, é uma competição de gôndolas, de diferentes categorias, que percorrem um circuito pelo Canal Grande.

Tem uma lenda que diz que os casais que trocarem um beijo no momento exato em que passarem sob a Ponte dos Suspiros serão eternamente apaixonados. Confesso que não beijei e continuo completamente apaixonada pelo meu marido!!

Curiosidade e Preocupação:

Nos últimos cem anos Veneza “afundou” 23 centímetros. Várias pesquisas e projetos foram feitas para impedir que Veneza possa um dia sumir sob as águas. Recentemente, decidiram por executar o projeto de construção de barreiras móveis, para impedir que isso aconteça.

Acho importante ressaltar novamente, que várias pessoas se decepcionam com a sujeira e desorganização de algumas  cidades italianas... mas Veneza... hum... por Veneza eu me apaixonei!!!





Filmagem de dentro do mar de Veneza.




 Abaixo vou trascrever o comentário de uma leitora querida (Chris- Portugal)
Não me diz que não foi a BURANO e TORCELLO!!!

Pecado!!! Dos grandes...

Nada melhor do que tomar um Spritz na praça de Burano... ao fim da tarde...

E na volta, qdo parar na Fondamente Nuove, sentar na Alvise Tratoria... e comer aquele calzone MAGNÍFICO de verdure... DIO MIO!!

Quem sabe da próxima vez consigo fazer estes passeios??!!

Beijos,

Paula

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Paula.. faltou falar qual foi o hotel em que você se hospedou...
Estou pensando em ir pra Veneza no próximo mês e gostaria muito de ficar na ilha. meu email é gabiperfeito@ig.com.br.
Obrigada.

Anônimo disse...

:)

Lá venho eu com a minha chatisse...

Não me diz que não foi a BURANO e TORCELLO!!!

Pecado!!! Dos grandes...

Nada melhor do que tomar um Spritz na praça de Burano... ao fim da tarde...

E na volta, qdo parar na Fondamente Nuove, sentar na Alvise Tratoria... e comer aquele calzone MAGNÍFICO de verdure... DIO MIO!!

Chris - Portugal

Paula Gontijo disse...

Chis,

Suas dicas são maravilhosas!!!!
Não conheci nada disso que vc indicou!!!

Vou já acrescentar nas postagens.

Muito Obrigada e continue nos presenteando com sua sexperiências!!

Beijinhos,

Paula Gontijo- Mala Surrada

Anônimo disse...

Oi, Paula,
Amei o seu blog! Parabéns!
Vou â Italia em junho e gostaria de saber em qual hotel vc ficou.
Suas dicas estão excelentes!
Meu email e
rosanababalu@yahoo.com.br

Tb moro em Brasilia!
Obrigada
Beijinho
Rosana

Anônimo disse...

Desculpe, esqueci de falar que é em Roma e Veneza.
Grata,
Rosana dytz.

rosanababalu@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá ! Programei minhas férias p/ Europa: chego em Londres, trem p/ Paris , trem p/ Roma, trem p/ Veneza , trem p/ Milao, Milao volto p/ o Brasil.
Eu ainda nao comprei os bilhetes de trem, pretendo compra-los aqui no Brasil, a intenção inicial era manter a ordem de cidades conforme descrevi acima, só que descobri a poucos dias que de Paris p/ Roma são 11/12 horas de trem, eu nao sabia disto e nao era minha vontade pegar aviao no trecho interno, alguem sabe me dizer se há opção melhor de trem c/ menos horas de viagem mesmo que eu tenha que acrescentar mais uma cidade neste roteiro ?! Eu poderia fazer esta viagem a noite mas me informaram que tem baldeação e como é minha primeira vez e só falo ingles, fiquei preocupada em fazer baldeação no meio da noite, ainda mais que ouvi e li relatos de pequenos roubos ....minha ideia era de que todas as distancias fossem na casa de 3 horas entre uma cidade e outra....Alguma sugestão ?!

Jorge Viana disse...

Não sei se vale a pena vc comprar bilhetes no Brasil. Já experimentou comprar direto tkts ponto a ponto direto no site da eurorail ou trenoitalia? sai quase a metade do preço se comprar nos sites .com.br.

Anônimo disse...

Ai que delícia .... adorei as dicas ..... estou indo em março e com certeza estarei indo em alguns restaurantes que indicou .....